quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estações

Bom dia meu povo!!! Andei sumida por uns tempos, não estava nada afim de falar, escrever, expor.... Enfim, há dias assim. 
Bom, o que mudou de lá para cá?? Chegou o Outono (finally!!). Não aguento mais ter uma estação só o ano todo. Porque aqui na Bahia temos CALOR e MENOS CALOR! Nunca temos FRIO, o frio como tem que ser!!!! Sinto falta disso, das estações, do tempo definido e explícito nas cores, nos rostos, nos cheiros. Porque casa estação tem a sua cor, seu cheiro.
 O Verão tem cheiro de mar, de sal. Tem cor amarela e laranja. E é muito gostoso! É a minha estação preferida. Nasci no Verão da Europa (em Julho) mas aqui é Inverno. 
O Outono tem cor castanha e laranja, um laranja mais escuro. Tem cheiro de pão feito na hora, de chuva e terra molhada. É muito gostoso o Outono. 
O inverno tem cor azul e branca e tem cheiro de limpeza. O cheiro do Inverno é muito tênue, quase não se sente, mas é muito gostoso também. 
A Primavera é a mais bonita de todas as estações. Tem cor verde, amarela e rosa. Tem cheiro de flores, de fruta. É a estação da esperança. Em que tudo se renova. 


Sinto falta de poder definir exatamente o tempo em que estou, em que as coisas são certas. Assusta-me e incomoda-me essa coisa de acordar e não saber como vai ser o dia, ou de saber que vai ser exatamente como foi ontem ou como será daqui a um mês. 


Estranho isso. Um estado tão lindo como é a Bahia, tão cheio de mesclas, odores, cores, pessoas, se mantém igual o ano todo. Se torna chato, previsível, repetitivo. 
Queria que houvesse mais da Europa no Brasil e mais do Brasil na Europa. 


Se pegariam as pessoas do Brasil com a sua simpatia e alegria típicas e suas muitas cores e colocaríamos na Europa chata e obsoleta, que bem precisa de uma sacudida. Depois, pegaríamos as pessoas educadas e civilizadas (algumas, infelizmente) da Europa e colocaríamos no Brasil, onde as ruas passariam a andar limpas, as escolas seriam boas e os alunos de fato se tornariam profissionais capacitados. Seria um mundo "ideal". (existe isso?)


Divagações à parte, bem que o mundo precisa de um wake-up call geral! Não sei se Jesus vem antes ou se Ele ainda vai esperar mais um pouco para ver se a gente se liga e começa a limpar as bostas que andamos espalhando pelo planeta... O certo é que isso do jeito que está não pode ficar. Ainda tenho a (vã?) esperança de ter um pouco mais de civismo, educação, etiqueta, bom-senso, tanto no Brasil como em qualquer lugar do mundo, porque a má-criação e a falta de respeito estão se tornando o pão nosso de cada dia no mundo. 


Enquanto espero, vou curtindo um pouquinho de Outono que a Bahia me permite, os raros dias de chuva e de terra molhada. 
É bom aproveitar, porque do jeito que a coisa anda, uma hora dessas não temos mais planeta. 


Um dia bonito e abençoado para todos!!

Um comentário:

  1. Pois e mana, e exactamente disso que as vezes sinto falta. Daquele cheiro de cada estacao. Aqui tb e muito quente o ano quase td. Temos frio no maximo 1 mes, nao da nem pra aproveitar. Em Boston tem todas as estacoes, acho k por isso amava viver la. bjokas e curte esses raros momentos de outono. te amoooooo

    ResponderExcluir