Andava eu pelo Face estes dias e li posts sobre o meu país e sobre a situação que por lá aflige os meus conterrâneos. Sinto-me triste, pois ainda lembro dos tempos da "vaca gorda", do escudo, em que as coisas eram muito mais acessíveis ao público e onde não era tão gritante a distinção de classes. Sempre houve pessoas com mais dinheiro e outras com menos dinheiro, isso será sempre assim em qualquer país.
Mas o que se vê hoje em Portugal (pelo menos me parece assim, estou de fora há 4 anos) é um "não saber fazer". Permitam-me esta expressão, mas é por falta de uma melhor. Nem sei que nome lhe hei-de dar.
O meu pai uma vez disse-me uma frase e eu nunca a esqueci, não sei se é verdade. Ele disse-me que, depois da revolução do 25 de Abril de 1974 (um marco histórico na democracia portuguesa com a queda da ditadura e do regime salazarista), os recém-chegados ao poder e população em geral não souberam o que fazer com a liberdade. É como se aqueles 50 e tantos anos (parece-me que durou tudo isso) estupidificaram as pessoas, e ninguém teve coragem, ou sabedoria ou simplesmente inteligência para governar um país desfeito economicamente; o que será que deu errado?
Pergunto-me, porque apesar de não estar por cá por alturas de 74 (nasci em 83), lembro-me bem das histórias que o meu pai me contou de como as coisas eram absurdamente escondidas, de como era tabu falar de certas coisas, de como era ridículo que Salazar decretou publicamente a abolição da liberdade de expressão. E agora, ao fim de 38 anos de "liberdade", o que mudou? Com certeza alguma coisa melhorou, era idiotice demais não ser assim!
Mas estamos onde hoje? Há liberdade? Afinal a volta da liberdade de expressão trouxe-nos o quê? Só ouço os meus amigos reclamarem, leio sobre a crise terrível que assola a Europa e o (obsoleto?) sistema europeu. Sempre me pareceu que Portugal era o país do "pode ser" e do "deixa andar". Nunca nada funcionou a tempo e horas e nunca ninguém se manifestou. Estou certa? Agora que os cofres da Europa estão vazios, o que vai ser dessas nações? Da Grécia, de Portugal, da Espanha?? Enfim, a ver vamos. Agora que finalmente se ouvem as vozes do descontentamento, será que ainda vamos a tempo?
Fica aqui o meu pensamento.
A unica "sorte" de Portugal e k faz parte da Europa porque caso contrario acho que estaria na mesma situacao que os Paises de Africa... Lamentavel, mas a verdade e que o povo portugues nao sabe agir para se defender sempre encostou e a esperanca de melhoras sao minimas...
ResponderExcluirPois e minha kirida,as coisas ja nao eram tao boas,mas agora tao bem piores e sinto dizer q vao piorar ainda mais,nos tinhamos td pra ser uma grande nacao mas a cobica nao nos permitiu,esta no nosso sangue desde a epoca dos descobrimentos,exploramos terras cm bem kizemos e os deixamos no abandono,a exploracao continua mas desta vez somos nos kem sofremos,os nossos governantes vao tirar td o q conseguirem pq a burrice vem de seculos em vez de dar pra conseguir mais, tiramos mais e cada vez mais e assim os ricos ficam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.enfim so espero q as coisas melhorem e q com tempo se consiga reeverter a situacao.
ResponderExcluir